Superintendências da Secap mobilizam a população para participação nas Plenárias do Orçamento Participativo 2023
Desde o dia 27 de junho, maranhenses de todas as regiões do Estado participam das Plenárias Presenciais do Orçamento Participativo (OPs). As audiências públicas têm contado com ampla participação popular em mobilização reforçada pelos Superintendentes Regionais da Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), que atuam diretamente nos 217 municípios do Maranhão.
Coordenado pelas Secretarias de pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), em parceria com Secap, o OP estimula a população maranhense a decidir sobre as prioridades na aplicação e investimento do dinheiro público.
As Superintendências Regionais atuam para ampliar a participação de todos os setores sociais nas Audiências que ocorrem de acordo com uma agenda abrangendo as 32 regiões do Estado.
“O Governo do Maranhão prioriza o trabalho cada vez mais próximo dos cidadãos, o Orçamento Participativo tem essa característica de proximidade e nós da Secap atuamos diretamente na mobilização de órgãos públicos municipais e estaduais, dos sindicatos, cooperativas, associações e dos cidadãos de modo geral para garantir a ampla representatividade”, explica Elmorane Coelho, Superintendente da Secap em São Raimundo das Mangabeiras
Segundo a titular da Sedihpop, Lília Raquel, a atuação das Superintendências Regionais garante a ampliação da participação nas Audiências Públicas do Orçamento.
“A Secretaria de Articulação Política tem capilaridade em todas as cidades e com apoio das Superintendências, estamos mobilizando ainda mais maranhenses para esse momento tão importante de decisão sobre o planejamento do orçamento estadual”, disse a Secretária.
Elden Lima, Superintendente da Secap em Caxias, destacou a diversificação de participantes na Plenária da Região, enfatizando a importância do diálogo com todos os segmentos sociais.
“Mobilizamos amplamente vários setores da sociedade e o resultado é que a audiência em Caxias nos surpreendeu, com ampla participação de trabalhadores rurais, Associações de Pessoas com Deficiência, Quilombolas, Representantes de religiões de matriz africanas, de movimentos de LGBTQs. Foi um grande sucesso e estamos muito felizes pela oportunidade de colaborar para esse momento de democratização na distribuição dos Recursos Públicos.
As Audiências do Orçamento Participativo seguem até o dia 1º de agosto, com apoio dos Superintendentes Regionais.
Para o Secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, o trabalho do governo segue a linha de coerência e compromisso que o governador Carlos Brandão coloca em prática na efetivação do trabalho para todos.
“Nossos Superintendentes estão percorrendo todas as regiões para garantir que a determinação do governador Carlos Brandão, de trabalhar para todos, seja efetivamente cumprida e para que o povo participe ativamente no debate sobre o que é melhor para a população. As audiências do Orçamento Participativo são fundamentais para que possamos atender da melhor forma as muitas demandas do nosso povo”, disse Rubens.