Secretário Ricardo Barbosa participa de solenidade em homenagem a Rádio Timbira na ALEMA

10/12/2021

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Articulação Política do Estado, Ricardo Barbosa, esteve na manhã desta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa Maranhão (ALEMA), para a entrega da Medalha Manuel Beckman à Rádio Timbira. A rádio homenageada completa 80 anos de fundação em 2021. A comenda foi solicitada pelo deputado Duarte Júnior, por meio do Projeto de Resolução Nº 032/2021 e representa a maior honraria concedida pelo Parlamento Estadual.

“A Rádio Timbira merece toda honraria recebida hoje aqui, tanto por sua trajetória histórica no rádio maranhense como por contribuir de forma tão importante para o desenvolvimento do Maranhão com a difusão de informações. Parabéns a Assembleia Legislativa na pessoa do deputado Duarte Jr, por reconhecer o legado e a importância da Rádio Timbira para o nosso estado”, disse o titular da Secap, Ricardo Barbosa

A Rádio Timbira que foi fundada em 1941 passou por reestruturação na gestão do governador Flávio Dino, passando a se chamar Nova 1290 Timbira AM e vive um de seus melhores momentos. Foram feitos investimentos em novas instalações do parque de transmissores, adquiridas novas torres de transmissão e realizada a substituição de todo o sistema radiante, além de nova sede totalmente reformada e equipada com dois modernos estúdios, ampla redação e novo ambiente administrativo. Investimentos que permitiram à emissora melhor qualidade de sinal e alcance.

Ainda na solenidade, o ex-deputado Antônio da Costa Ferreira (82 anos) também recebeu a Medalha Manuel Beckman, homenagem que faz jus a sua carreira como servidor público no Maranhão. Costa Ferreira além de deputado federal, também foi torneiro mecânico, vereador, professor e advogado.

Rádio Timbira

A Rádio Timbira foi fundada em 1941, sendo a primeira emissora de rádio do Maranhão, originalmente chamada Rádio Difusora e posteriormente, Rádio Timbira, quando vinculada aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

A rádio entrou no ar no dia 15 de agosto de 1941, às 21h00 com o pronunciamento do interventor estadual Paulo Ramos, sendo ouvida em cerca de 60 municípios do Estado. Atualmente a rádio Timbira opera no dial AM, na frequência 1290 kHz, sendo uma rádio oficial do Governo do Maranhão.

A rádio foi vinculada à Secretaria de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP), até desmembramento desta Secretaria em duas estruturas, no início de 2021. Atualmente é vinculada à SECOM.

Seus estúdios ficam localizados no Centro Histórico de São Luís (Rua da Montanha Russa).