SECAP representa Governo do Maranhão no X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União

Evento reúne mais de 3 mil participantes em Brasília para discutir inovação e eficiência na gestão pública

5/06/2025

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Articulação Política (SECAP), está representado no X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU), que ocorre de 3 a 5 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN), Francisca Nogueira, participa do evento, que reúne gestores públicos de todo o país para debater soluções inovadoras na gestão de recursos federais transferidos a estados e municípios.

Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o FNTU chega à sua décima edição com o tema “Um universo de possibilidades para a gestão pública”. A programação inclui mais de 200 atividades, entre palestras, painéis e oficinas, distribuídas em 12 jornadas temáticas que abordam áreas como captação de recursos, controle e orçamento, transformação digital, obras públicas, saúde, educação e segurança pública.

A participação da SECAP no evento reforça o compromisso do Maranhão com a melhoria da gestão pública e a busca por parcerias eficazes que beneficiem a população. A presença de Francisca Nogueira no fórum visa fortalecer a articulação entre os entes federativos e aprimorar as estratégias de captação e aplicação de recursos no estado.

“A importância da participação da SECAP aqui representada pela ASPLAN é ter conhecimento de inovações empreendidas sobre transferências de recursos e parcerias para que as políticas públicas sejam implementadas para a sociedade, de forma a fortalecer a governança, melhoria da gestão e do controle na utilização dos recursos disponibilizados para os estados e municípios”, pontuou Francisca.

O FNTU é reconhecido como um espaço fundamental para o intercâmbio de experiências e a construção de soluções colaborativas entre os diversos níveis de governo. A participação ativa do Maranhão no fórum demonstra o empenho do estado em promover uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.