Secap mobiliza regiões para participação em Audiências do Orçamento Participativo 2025

16/07/2025

Com o compromisso de fortalecer o diálogo institucional e apoiar as ações de participação social, a Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) tem atuado de forma integrada nas mobilizações para realização das audiências públicas do Orçamento Participativo 2025 — iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). O ciclo de escutas, que celebra uma década do OP no Maranhão, percorre todas as regiões do estado, consolidando-se como instrumento legítimo de construção democrática.

“A presença das Superintendências Regionais da Secap tem sido fundamental para ampliar a mobilização social em cada território, garantindo que as audiências públicas sejam espaços efetivos de diálogo e escuta da população. Agradeço o empenho do Secretário Rubens Pereira e de sua equipe nesse processo.”, destacou a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel.

Atuando em articulação com gestores municipais, lideranças locais e movimentos sociais, a Secap mobiliza suas superintendências regionais para garantir apoio institucional na realização das escutas. Para o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, o papel da secretaria é assegurar a integração das políticas públicas e fortalecer o canal de diálogo entre governo e sociedade.

 “O governador Carlos Brandão tem nos orientado a apoiar todas as ações que ampliem a participação social e fortaleçam o protagonismo popular nas decisões de governo, por isso temos dado esse apoio para a Sedihpop e Seplan e esse trabalho conjunto tem gerado bons frutos com a participação efetiva da população ”, ressaltou.

Coordenadora das Superintendências Regionais, Cristiane Bacelar reforçou a importância da presença da Secap nas regiões. “Nosso papel é garantir que as regionais estejam engajadas e conectadas com a população, contribuindo para que o processo do Orçamento Participativo aconteça de forma articulada e com a participação efetiva da sociedade civil”, afirmou.

O encerramento das audiências públicas do Orçamento Participativo 2025 será realizado no próximo dia 23 de julho, na UEMASUL em Imperatriz, reunindo moradores e representantes de Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Imperatriz, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque. Até lá terão sido realizadas  32 audiências públicas, envolvendo os 217 municípios maranhenses.