Secap leva Curso de Inovação Pública e Oratória para a cidade de Parnarama

Acessar fotos
2/12/2021

Nesta quinta e sexta-feira (02-03/12) a Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), por meio do Programa Promunicípios, está ministrando cursos de Inovação Pública e Oratória na cidade de Parnarama, a 487 km da capital, para gestores e servidores públicos municipais. Os cursos são promovidos em parceria com a Escola de Governo do Maranhão e as prefeituras locais, são escolhidos a partir de demandas encaminhadas pelos gestores de cada cidade. 

Para o secretário da Secap, Ricardo Barbosa, os cursos contribuem para o aperfeiçoamento teórico e prático das atividades públicas nos municípios, o que garante um melhor atendimento à população e a gestão da cidade como um todo. 

“Existe essa necessidade de qualificar os gestores e também os servidores técnicos de cada município. Temos a perspectiva de aumento da oferta desses cursos em outras regionais do estado, entre 13 a 17/12, as capacitações chegarão à cidade de Grajaú e toda a regional também poderá participar. São sempre conteúdos que estão em evidência, discutidos no dia a dia e que possuem relação com o trabalho desempenhado por esses servidores. Precisamos melhorar a prestação do serviço público e o primeiro passo para isso é a capacitação”, disse.

O coordenador do Programa Promunicípios, José Antônio, lembra que a definição dessas capacitações parte de uma necessidade de cada gestão. “A programação de cursos é definida de acordo com o perfil e as necessidades do funcionalismo público em cada prefeitura, instrumentalizando os municípios para responderem da melhor forma aos desafios que se impõem em cada região”, frisou.

Inscrições

Todos os municípios podem solicitar as capacitações por meio de um formulário criado pela Secap. Após o preenchimento do formulário a Secretaria apresenta um plano de formação com base na solicitação recebida. Esta inscrição é feita por meio do link: Levantamento de Necessidades  

Promunicípios

O Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Promunicípios) constitui uma ferramenta de gestão capaz de contribuir para melhorar a captação de recursos federais e estaduais; assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos investimentos governamentais, bem como, melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão nas municipalidades, democratizando o acesso aos serviços públicos

O Comitê Gestor do Promunicípios, criado pelo Decreto nº 36.575, de 10 de março de 2021, é constituído pela Secretaria de Articulação Política – SECAP, pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento – SEPLAN, Secretaria de Estado de Programas Estratégicos – SEPE e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC.

A plataforma com os cursos e demais informações pode ser acessada por meio do link: http://portal.promunicipios.ma.gov.br/