Secap dá boas-vindas aos novos Superintendentes e destaca ações de proximidade com a população maranhense

Acessar fotos
2/09/2024

Em um movimento estratégico para fortalecer a implementação das políticas públicas no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação Política (Secap), garantiu a posse de novos Superintendentes Regionais. O Secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, enfatizou o papel fundamental das Superintendências na execução das ações governamentais.

"Quero dar boas-vindas aos nossos novos Superintendentes, lideranças muito importantes para ampliarmos a melhoria das condições de vida da população maranhense. Nossos Superintendentes são os grandes porta-vozes do governo e tenho a certeza de que, com esse trabalho próximo à população, levarão uma presença mais efetiva do governo, sobretudo para os que mais precisam", afirmou Rubão.

Entre os novos Superintendentes, estão Adonias Nunes Barbosa (Barra do Corda), Jennyfer Vargas Sampaio (Cidelândia), João Batista Macedo Costa Júnior (Colinas), Rômulo Augusto Trovão Moreira (Coroatá), Mailton Henrique Mota dos Santos (Dom Pedro), Adenilson Pontes Rodrigues (Imperatriz), Rodrigo Oliveira Neto (Lago da Pedra), Leandro Mutuca (Rosário) e Tania de Sousa Vitor (Pedreiras). Cada um deles assumirá a missão de fortalecer a articulação política em suas respectivas regiões, garantindo que as ações do governo cheguem de maneira eficaz aos municípios do estado.

Para Tania Vitor, nova superintendente da Regional de Pedreiras, o momento é de grande expectativa. "É uma honra poder representar o governo do Maranhão e ajudar a levar as políticas públicas para mais perto da nossa gente. Estou confiante de que faremos um trabalho que realmente faça a diferença", disse Jennyfer.

Já Adão Nunes, que assume a Superintendência da Regional de Barra do Corda, destacou o alinhamento com as diretrizes do governo. "O compromisso do governador Carlos Brandão é com a transparência e eficiência. Vamos trabalhar lado a lado com as lideranças locais para assegurar que as demandas da população sejam atendidas", afirmou.

A Coordenadora Geral das Superintendências, Cristiane Bacelar, reforçou o papel dos superintendentes como peças-chave na articulação com lideranças políticas e gestores municipais visando o bom andamento das políticas públicas nos municípios. "Nossos superintendentes e assessores têm sido fundamentais para a execução de muitas ações importantes, como a distribuição de vacinas, benefícios sociais e as demais políticas prioritárias determinadas pelo governador Carlos Brandão. Contamos com o empenho de cada um e de cada uma para que essa atuação continue forte e alinhada", destacou Cristiane.

A nomeação dos novos superintendentes integra a estratégia de regionalização adotada pelo Governo do Maranhão. As 32 superintendências regionais, ligadas à Secap, têm o objetivo de aproximar ainda mais o governo da população, respondendo de maneira eficiente às demandas locais.

"A responsabilidade é grande, mas a vontade de trabalhar pelo Maranhão é ainda maior", concluiu Jennyfer Sampaio, nova superintendente da Regional de Cidelândia.

Superintendências

Vinculadas à Secap, as 32 Superintendências Regionais do Maranhão têm como finalidade estreitar os laços entre Governo e a sociedade, fortalecendo o atendimento às demandas prioritárias. O critério de regionalidade para formação destes órgãos considerou a união de municípios com características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes, sendo implantadas com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos.

Entre as suas responsabilidades estão acompanhar a execução das Políticas Públicas e o desenvolvimento dos programas, serviços e obras estaduais; articular e mobilizar o poder público e a sociedade civil local em torno da agenda governamental; promover ações que aumentem a percepção da população sobre serviços do Estado; destacar para a Secap problemas decorrentes de alguma ação do Estado e os interesses locais; receber e dar suporte ao serviço de precursora nos municípios; coordenar a equipe de assessores regionais; e levantar o máximo de informações sobre políticos e arranjos políticos locais para atender as demandas da coordenação.

Os municípios que sediam as Superintendências são: Cidelândia, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Bento, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.