Secap amplia formação técnica de servidores públicos em municípios maranhenses
Ao todo foram beneficiados 766 servidores públicos entre os meses de abril e maio.


O Programa de Assistência Técnica aos Municípios (Promunicípios), vinculado à Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), divulgou o balanço do Sistema de Capacitações do Programa nos últimos 30 dias, com a realização de cursos em 26 municípios maranhenses. Ao todo foram beneficiados 766 servidores públicos entre os meses de abril e maio.
Fortalecido pelo governador Carlos Brandão, o Promunicípios é uma estratégia do governo do Maranhão para melhorar o uso de ferramentas de gestão pública, com ampliação da captação de recursos federais e estaduais e melhoria da eficiência e efetividade na oferta de serviços públicos nas cidades maranhenses.
O Secretário de Estado Articulação Política, Rubens Pereira, destacou que a ampliação do programa Promunicipios atende às determinações do governador, que trabalha para se aproximar ainda mais de todos os municípios:
“O governador Carlos Brandão é um municipalista e determinou que a Secap reforce o apoio técnico junto às prefeituras. Por essa razão, o Programa Promunicípios está ampliando a oferta de mecanismos mais eficientes para que os prefeitos consigam melhorar tanto a arrecadação de recursos, quanto a aplicação das políticas públicas ”, disse o Secretário.
Nos meses de abril e maio, a Secap promoveu cursos como Inovação Pública em Municípios; Execução e Prestação de Contas; Boas Práticas em Alimentação Escolar; Gestão Escolar, Atendimento de Qualidade ao Cidadão, entre outros.
De acordo com o coordenador geral do Programa, José Antônio Viana Lopes, os cursos são estruturados em parceria com diversas instituições e atendem os municípios de acordo com as necessidades locais:
“O Promunicípios tem ampliado a oferta de cursos presenciais e ouvimos com atenção os gestores, no sentido de adequar as ações formativas às demandas específicas das cidades. Esse diálogo é muito importante para que as prefeituras tenham um assessoramento técnico capaz de melhorar na prática a captação de recursos e atendimento aos anseios da população”, explicou José Antônio.
Agenda
Até o dia 24 de maio, o Promunicípios leva ao município de Belágua, os cursos de Atendimento Humanizado e Relações interpessoais. O curso é aberto a todos os Servidores Públicos municipais e estaduais da região.
Entre os dias 24 e 26 de maio, será a vez da cidade de Zé Doca receber a equipe de assessoramento técnico da Secap, que ofertará o curso Introdução à Regularização Fundiária Urbana: Prática e desafios.
Para mais informações sobre a agenda de cursos do programa, acesse o Portal do Promunicípios: https://portal.promunicipios.ma.gov.br/