Rubens Pereira é empossado como novo titular da Secap

Acessar fotos
6/04/2022

Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (06), no auditório do Palácio Henrique de LaRoque, o governador Carlos Brandão empossou os secretários que irão integrar seu governo no ano de 2022, dentre os selecionados está o ex-deputado estadual, e ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira, como novo secretário de Estado de Articulação Política do Maranhão (Secap).

 

Com vasta experiência na vida pública, Rubens Pereira foi deputado estadual entre 1998 e 2006. Durante o mandato, exerceu a presidência da CPI do crime organizado, com ampla repercussão regional e nacional. O ex-deputado estadual também foi prefeito da cidade de Matões e presidente do Detran de Roraima, além Diretor da Assembleia Legislativa do Maranhão.

 

A indicação de Rubens é fruto da formação da equipe do novo governador do Estado, Carlos Brandão, que tomou posse no último dia 2 de abril. À frente da Pasta, Rubens Pereira deverá fortalecer a relação institucional do Governo do Maranhão com gestores municipais e representantes dos demais poderes do Estado. 

 

Biografia

 

Nascido em 25 de novembro de 1959, Rubens Pereira começou sua trajetória na vida pública no estado de Roraima, onde trabalhou como garimpeiro até os 30 anos de idade. Após disputar sua primeira eleição no ano de 1990, onde ficou como primeiro suplente, Rubens foi escolhido como diretor geral do Detran de Roraima, em 91.

 

No ano de 1992, retornou à sua cidade natal para se tornar prefeito da cidade, dando início a uma das trajetórias políticas mais respeitadas do Maranhão. Em 1998 foi eleito deputado estadual, onde permaneceu até 2006. Durante sua passagem pela casa legislativa, Pereira teve a responsabilidade de presidir a CPI do crime organizado, uma das comissões mais complexas e importantes do parlamento maranhense.

 

Pai do deputado federal Rubens Pereira Jr, atuou como principal incentivador da carreira política do filho, que hoje figura como um dos deputados mais influentes e promissores do Maranhão.

 

Após a saída do parlamento, atuou como secretário adjunto da Casa Civil, no governo Jackson Lago entre os anos de 2007 e 2009 e secretário de articulação política no município de Matões entre os anos de 2009 e 2013.

 

Rubens Pereira ajudou na criação e articulação da criação do grupo responsável por derrotar o grupo Sarney no Maranhão, com a eleição de Flávio Dino em 2014 e sua consequente reeleição em 2018.

 

Entre 2015 e 2022 esteve como diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, onde foi responsável por manter o diálogo e articulação com todo o corpo de parlamentares.

 

Agora, a convite do governador Carlos Brandão, tem o desafio de trabalhar toda a Articulação Política do governo do Maranhão e manter as boas relações do executivo estadual com representantes das classes políticas em todas as esferas.