Perfil do Secretário

Rubens Júnior

 

Rubens Pereira Júnior é advogado, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Iniciou a carreira como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi deputado Estadual no Maranhão por dois mandatos, nos períodos de 2006 a 2014. Em 2014, foi eleito deputado federal, e em 2018 foi reeleito para mais um mandato na Câmara Federal.

Em 2019, se licenciou do parlamento federal para exercer o cargo de Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid).

Em 2020, foi lançado pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PCdoB. Com poucos dias de anúncio, já recebeu o apoio dos partidos Progressistas (PP) e Democracia Cristã (DC). Em seguida, chegou o apoio do Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Cidadania da Senadora Eliziane Gama, e por fim, o
Partido dos Trabalhadores (PT).

Seguindo as leis eleitorais, em junho de 2020, se desincompatibilizou para seguir como pré- candidato a prefeito de São Luís.

Em janeiro de 2021 assumiu o cargo de Secretário de Estado Estado de Articulação Política Atualmente está licenciado da Câmara dos Deputados.