Mais de 100 municípios participam da segunda etapa do programa Maranhão Solidário

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) recebeu 526 projetos de entidades do Maranhão aptas para a segunda etapa do Programa Maranhão Solidário, que teve suas inscrições encerradas no último dia 10 de dezembro.

Na primeira etapa, 40 cidades maranhenses inscreveram seus projetos no Programa, enquanto na segunda etapa foram 102 municípios, ou seja, um aumento de 155% em comparação a etapa anterior. Com esse aumento de inscrições nos municípios, quase 50% das cidades do Maranhão tiveram seus projetos aptos a concorrer ao edital.

Para o Secretário de Articulação Política, Ricardo Barbosa, a atuação dos superintendentes nas 32 regionais foi extremamente importante na divulgação do Programa o que fortalece o trabalho da Secap em todo o Maranhão.

“Tenho muito orgulho do trabalho que os nossos superintendentes e assessores regionais realizaram na divulgação e apresentação do Programa Maranhão Solidário em todo o estado. Estou muito feliz com os resultados que temos alcançado e no número de municípios que aderiram ao Programa e nossa prioridade é fortalecer ainda mais as ações de governo”, disse o secretário.

O Programa também marca a consolidação das ações da Secap no apoio à ampla política social do Governo do Maranhão, com o avanço de ações capilarizadas de apoio a entidades sociais.

“É uma alegria e uma satisfação muito grande fazer parte de um governo que trabalha, constrói e transforma a vida do Maranhão. Nós superintendentes somos a base, os responsáveis por atualizar as informações e contribuir para o desenvolvimento e o governo dentro de cada cidade e cada região”, disse a Superintendente Regional de São Raimundo das Mangabeiras, Elmorane Coelho.

As Superintendências e Assessorias

As Superintendências Regionais foram criadas no início da gestão Flávio Dino e são vinculadas à Secap. São 32 regionais que têm como finalidade estreitar os laços entre Governo e sociedade, fortalecendo o atendimento às demandas prioritárias. O critério de regionalidade para formação destes órgãos considerou a união de municípios com características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes, e foram implantadas com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos.

Os municípios que sediam as Superintendências: Cidelândia, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Bento, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.

O órgão conta também com apoio de assessorias técnicas que atuam em dezenas de cidades, ajudando a garantir a efetividade das ações do Governo.

Maranhão Solidário

O Programa Maranhão Solidário foi lançado em 2017 para apoiar a entidades maranhenses, sem fins lucrativos, no âmbito do Programa Nota Legal, com restituição de créditos de restituição de ICMS, concedidos para estímulo à Cidadania Fiscal.

O programa garante apoio financeiro do Governo do Maranhão a projetos nas áreas de segurança alimentar e nutricional, criança e/ou adolescente, idoso, combate à pobreza, dependentes químicos, educação, cultura, cursos de capacitação, esportes, causa animal e iniciativas que estimulem a melhoria dos índices de desenvolvimento humano. Ao todo, serão 100 instituições beneficiadas com R$ 10 mil reais cada.

O Programa também prevê a transferência de recursos por meio de fundos como o FUMACOP para o apoio de projetos de entidades sociais, como a atual etapa realizada pela Secap, SRI e Sedihpop.

Cidades Inscritas no Programa

72.GOVERNADOR ARCHER

73. GRACA ARANHA

74. GRAJAÚ