Maranhão Solidário: Secap realiza última reunião para tirar dúvidas de entidades

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (06), a última reunião presencial com membros de entidades sobre o edital de inscrição no Programa Maranhão Solidário. O evento contou com a presença da coordenadora do programa, Diolinda Coutinho (SRI), a gestora do chamamento público Anna Abreu (Secap) e com membros de instituições de toda a região metropolitana de São Luís, com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo de inscrição.

As propostas deverão ser apresentadas no período de 10/11/2021 a 10/12/2021, no setor de protocolo da Secretaria de Estado de Articulação Política – SECAP, das 08:30 às 18:00, de segunda-feira a sexta-feira, no endereço Avenida Dom Pedro II, s/n, Centro – Edifício João Goulart, 6º andar, São Luís/MA.

Caso não seja possível o comparecimento, as propostas poderão ser encaminhadas:

a) Por via postal, com Aviso de Recebimento – AR, endereçado à mesma Secretaria.
    b) Por via eletrônica, através do e-mail secap.propostas@gmail.com, com título “PROPOSTA – Nome da Instituição”.

Edital de Chamamento Público Nº 002/2021

Ao todo, o programa vai distribuir R$ 1 milhão de reais para entidades de todo o Maranhão, garantindo apoio financeiro do Governo do Maranhão a projetos nas áreas de segurança alimentar e nutricional, criança e/ou adolescente, idoso, combate à pobreza, dependentes químicos, educação, cultura, cursos de capacitação, esportes, causa animal e iniciativas que estimulem a melhoria dos índices de desenvolvimento humano.

Os editais de fomento do Programa são fruto de parceria entre as Secretarias de Estado de Articulação Política (Secap), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop) e Relações Instituições (SRI). A primeira etapa, realizada no segundo semestre de 2021 beneficiou 100 instituições e ajudou milhares de pessoas impactadas pelo trabalho social prestado por elas.

Para as entidades é um novo momento, em que o poder público faz questão de reforçar o trabalho e ajudar na execução das ações sociais diretamente na base. “Tenho 43 anos de trabalho com entidades sociais e nenhum outro governo deu tanto empenho e ajuda como vem sendo no governo Flávio Dino. Nosso governador já mostrou que tem vários outros projetos para as associações e nós só temos a agradecer esse olhar e cuidado com que estamos sendo tratados” ressaltou Maria Lindalva de Sousa, da Associação Clube de Mães do Turu.

O Secretário de Articulação Política do Maranhão, Ricardo Barbosa destacou a importância de manter o diálogo com as instituições e acompanhar a execução dos projetos. ”Assim como fizemos na primeira etapa, queremos visitar as instituições e acompanhar o impacto do Maranhão Solidário na vida dos beneficiários, não há satisfação maior do que ver o quanto nosso trabalho pode levar alegria e prosperidade para tantas famílias”, destacou o secretário.