Sete Prefeituras do Maranhão recebem capacitação da Secap para Excelência em Gestão

    A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), através do programa Promunicípios, promoveu nesta semana, de 29 de novembro a 03 de dezembro, mais um rodada de oficinas de capacitação no Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) para os municípios maranhenses. Nesta etapa foram capacitados os municípios com população entre 15 a 50 mil habitantes. 

    As oficinas foram realizadas com o apoio da Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA), e contaram com a participação das prefeituras de Colinas, Pindaré Mirim, Governador Edison Lobão, Tuntum, Davinópolis, Santo Amaro do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Belágua. 

    Para o secretário da Secap, Ricardo Barbosa, a iniciativa faz parte do trabalho da Secretaria e objetiva melhorar as práticas de gestão em todos os municípios.  “Estas capacitações promovidas pela Secap melhoram os processos gerenciais relacionados com as transferências e execução de recursos nas suas políticas públicas em cada município e a ideia é que possamos levar esse Modelo a todas as cidades do estado”, explicou.

    “Com esta rodada de capacitações, cumprimos o compromisso de difundir os fundamentos do novo Modelo de Excelência em Gestão para as municipalidades que farão a adesão a esse novo Sistema, beneficiando indiretamente todos os usuários e cidadãos alcançados pelas políticas públicas locais”, explicou o coordenador do Programa Promunicípios, da Secap, José Antônio.

    Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr). 

    O MEG-Tr tem o objetivo de auxiliar os municípios e órgãos que operam Transferências da União, melhorando desde a organização até a modernização da gestão e da maximização dos níveis de eficiência na aplicação dos recursos. O MEG-Tr é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público.