No III Seminário com Superintendentes do Maranhão, Secap alinha ações

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), o III Seminário do Programa Promunicípios, importante Programa da Secap, com o secretário de Articulação Política do Maranhão, Ricardo Barbosa, via plataforma online, com o intuito de capacitar  os superintendentes das 32 regionais do Maranhão no monitoramento das políticas públicas em todo o Maranhão.

O evento, teve como objetivo apresentar os avanços do Programa Promunicípios, e mostrar as expectativas e responsabilidades que eles têm diante da gestão estadual. No encontro, os Superintendentes foram capacitados para utilizar um sistema de acompanhamento de obras e serviços públicos em tempo real, agilizando desta forma o monitoramento das ações do estado nos municípios.

“Nesta reunião discutimos as  estratégias para ampliar o suporte à realização das políticas públicas do Governo do Maranhão nos 217 municípios, com o objetivo de  fortalecer a relação com lideranças políticas e gestores públicos e fortalecer a missão institucional dos superintendentes junto aos gestores regionais do Governo do Maranhão, desse modo, a Secap contribui com a execução das políticas públicas que atingem diretamente toda a população”, disse o titular da Secap, Ricardo Barbosa.

Para José Antônio Viana, coordenador do Programa, o papel da Secap tem sido fundamental na melhoria das políticas executadas em todo o Maranhão

“A Secap passa por um momento muito importante e inova ao trazer as regionais da secretaria para estreitar esse diálogo e capacitação. Sabemos as necessidades de cada município e o papel do Promunicípios é contribuir ainda mais com a execução dessas políticas públicas”, disse

As Superintendências:

As Superintendências Regionais foram criadas no início da gestão Flávio Dino e são vinculadas à Secap. São 32 regionais que têm como finalidade estreitar os laços entre Governo e sociedade, fortalecendo o atendimento às demandas prioritárias. O critério de regionalidade para formação destes órgãos considerou a união de municípios com características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes, e foram implantadas com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos.

Os municípios que sediam as Superintendências: Cidelândia, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Bento, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.

A Secap

A Secretaria de Estado de Articulação Política (SECAP), tem como atribuições manter articulação político institucional com as Prefeituras e Câmaras Municipais, desenvolver estudos e análises da conjuntura da política nacional e estadual e os interesses dos programas e projetos da administração estadual.