Governo Promove Ações do Maranhão Pelo Clima em todo o Estado, nesta terça-feira (21). Saiba os locais

    O Governo do Maranhão mobiliza nesta terça-feira (21), data em que é comemorado o Dia da Árvore,  uma grande e inédita ação estadual envolvendo todos os 217 municípios maranhenses com o objetivo de  estimular a conscientização sobre a importância da preservação das florestas e do meio ambiente.  A Secretaria de Articulação Política (Secap) que está mobilizando agentes públicos para realização das ações, divulgou os locais onde os eventos se realizarão. Veja a lista de endereços: 

    As ações contarão com o plantio de mudas nos 217 municípios maranhenses e a entrega de cartões para os 2.000 selecionados no programa Agente Jovem Ambiental (AJA) como atividade principal do evento. 

    Além da Secap, diversas secretarias de Estado estão envolvidas na mobilização,  como a Casa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv), entre outras. A mobilização também contará com a parceria de prefeituras municipais. 

    O titular da Secap, Ricardo Barbosa, explica como a Secretaria contribuiu com a organização do evento e a importância da ação para todo o estado. 

    “Nós temos 32 superintendências regionais que estão trabalhando ativamente junto às prefeituras municipais para a realização desse evento. É uma  grande e inédita ação no Maranhão e de extrema importância tanto para a sustentabilidade, preservação ambiental, respeito às reservas, parques e respeito às comunidades tradicionais”, disse.

    Além disso, 2.000 jovens selecionados no edital do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) receberão mensalmente o valor de R$250,00, durante 12 meses, com o propósito de  promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis, contribuindo para a preservação e conservação do meio ambiente. Os agentes receberão camisa do programa, certificados e curso de formação para que possam atuar na promoção de ações socioambientais em suas localidades e estarão trabalhando ativamente neste evento.