Secap amplia capacitação dos municípios em novo Modelo de Excelência em Gestão

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap), promoveu nesta quinta-feira (02/09) mais uma oficina presencial de capacitação no Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) para os municípios maranhenses. A capacitação também será realizada nesta sexta-feira (03/09).

A oficina realizada com o apoio da Escola de Governo do Estado do Maranhão (Egma), teve a participação das prefeituras de Bacabal, Buriticupu, São José de Ribamar, Santa Luzia, Santana do Maranhão, São Luís, Tutóia, Viana e Zé Doca, completando o quadro dos municípios maranhenses com mais de 50 mil habitantes.

“Com esta rodada de capacitações, cumprimos o compromisso de difundir os fundamentos do novo Modelo de Excelência em Gestão para as municipalidades que farão a adesão a esse novo Sistema, beneficiando indiretamente todos os usuários e cidadãos alcançados pelas políticas públicas locais”, explicou o coordenador do Programa Promunicípios, da Secap, José Antônio.

Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr).

O MEG-Tr tem o objetivo de auxiliar os municípios e órgãos que operam Transferências da União, melhorando desde a organização, até a modernização da gestão e da maximização dos níveis de eficiência. “O MEG-Tr é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público. Essas partes lhe dão fundamento e interagem, sistemicamente, para a orientação da adoção de práticas de excelência em gestão”, explicou Carlos Pereira, secretário adjunto técnico da Rebrás – Secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.