Secap reúne com representantes de municípios para discutir Modelo de Excelência em Gestão

A secretaria estadual de articulação política – Secap promoveu na tarde dessa quarta-feira (25), uma reunião com representantes de 11 onze municípios maranhenses para apresentar o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) e incentivar que o mesmo seja adotado pelas prefeituras.

O MEG-Tr tem o objetivo de auxiliar os municípios e órgãos que operam Transferências da União, melhorando desde a organização, até a modernização da gestão e da maximização dos níveis de eficiência. “O MEG-Tr é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público. Essas partes lhe dão fundamento e interagem, sistemicamente, para a orientação da adoção de práticas de excelência em gestão”, explicou Carlos Pereira, secretário adjunto técnico da Rebrás – Secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.

A iniciativa, que é gerenciada pelo Programa Promunicípios da Secap, que tem a coordenação do professor José Antônio. “Essa é a primeira reunião promovida pela Secap com os municípios a fim de implantar esse modelo de gestão, com vistas a melhorar os seus processos gerenciais relacionados com as transferências e execução de recursos nas suas políticas públicas. A ideia é que possamos levar esse Modelo a todos os municípios do estado”, explicou.

As próximas ações serão em grupos de trabalho e reuniões com os membros do Comitê para a implantação do sistema do Modelo de Excelência em Gestão (SMEG) e demais assuntos relacionados.