Secap apresenta Modelo de Excelência em Gestão a ser implantado no Estado em reunião nesta sexta-feira (20)

    Com o objetivo de apresentar o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) aos órgãos e entidades do Poder Executivo do Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado da Articulação Política (Secap) e a Representação Institucional no Distrito Federal – Rebras realizam evento virtual, nesta sexta-feira (20)  com os servidores estaduais que compõem o Comitê do MEG no estado.

    A iniciativa, que é gerenciada pelo Programa Promunicípios da Secap, teve como palestrante, o  Secretário Adjunto Técnico da Rebrás, Carlos Pereira.

    “O MEG-Tr é formado por sete partes integradas: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, capital intelectual, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos e geração de valor público. Essas partes lhe dão fundamento e interagem, sistemicamente, para a orientação da adoção de práticas de excelência em gestão”, explicou Carlos Pereira. 

    A finalidade é levar aos órgãos e entidades que operam Transferências da União os padrões elevados de desempenho e qualidade em gestão organizacional, por meio da integração e compilação de boas práticas de gestão, do aprimoramento organizacional, do aperfeiçoamento dos fluxos, da maximização dos níveis de eficiência e efetividade e do aumento da capacidade de geração de valor.

    “Esta reunião marcou o início dos trabalhos de implantação do Modelo de Excelência em Gestão no Estado. Também dá início às capacitações que a Secap promoverá para que os municípios possam implantar esse modelo de gestão, com vistas a melhorar os seus processos gerenciais relacionados com as transferências e execução de recursos nas suas políticas públicas”, explicou o coordenador do Programa Promunicípios, José Antonio.

    As próximas ações serão em grupos de trabalho e reuniões com os membros do Comitê para a implantação do sistema do Modelo de Excelência em Gestão (SMEG) e demais assuntos relacionados.