Secap amplia ações de Prevenção à Corrupção em Seminário com gestores municipais e estaduais

A Secretaria de Estado de Articulação Política do Maranhão (SECAP) promoveu nesta quinta-feira (22) o Seminário Maranhense de Prevenção à Corrupção, fruto de uma parceria do Governo do Maranhão com o Tribunal de Contas da União (TCU),  Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) e o Ministério Público Maranhense (MPMA).

“Umas das áreas que mais precisam de Assistência Técnica é justamente no combate à corrupção, por isso a importância deste seminário onde buscamos parceiros como é o caso do TCE, da Secretaria de Transparência e Controle, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, de forma que possamos ajudar a difundir o conhecimento nesse quesito tão importante para garantir a eficiência e o combate à corrupção”, disse o titular da Secap, Rubens Jr.

O evento que ocorreu em ambiente virtual, também contou com a participação da secretária Estadual da Transparência e Controle (STC), Lilian Régia Gonçalves, coordenadora do Centro de Apoio ao Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPMA, Nahyma Ribeiro Abas, coordenadora do Programa TCU+Cidades, Karla Cristina de Oliveira Ferreira, Secretário do TCU no Maranhão e coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven e o Secretário interino do TCU no Maranhão, Leonardo Vieira de Melo Abreu. Além disso, cem pessoas estiveram presentes no evento, entre eles, prefeitos, servidores públicos municipais e estaduais.

“Excelente oportunidade dos gestores municipais do Maranhão conhecerem as ferramentas que estão ao seu alcance para melhorar as políticas públicas entregues aos cidadãos”, disse a coordenadora do Programa TCU+Cidades, Karla Cristina.

O secretário do TCU no Maranhão e coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, Alexandre Walraven, explicou que o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC ajuda os gestores e os prepara para tornar a sua gestão mais eficiente partindo de um diagnóstico inicial. “O PNPC é preventivo e não visa prejudicar ninguém, pelo contrário, é uma consultoria gratuita que a rede de controle vai fornecer aos participantes e todos que participarem terão selo de participação. É muito importante que os gestores municipais procurem cada vez mais se capacitar para melhor utilização dos recursos públicos”, disse.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPMA, Nahyma Ribeiro, frizou que os gestores públicos de todas as esferas precisam se engajar mais sobre o tema, tendo em vista a importância no ganho para a gestão pública. “Estamos ativamente fazendo mobilização para que os gestores estaduais, federais e municipais do Maranhão de fato participem desse programa, se engajem, se empenhem porque infelizmente a adesão ainda é pequena mesmo com toda divulgação”, explicou.

A SECAP E O PROGRAMA PROMUNICÍPIOSO Promunicípios que faz parte da Secretaria de Articulação Política (Secap)  prevê assistência técnica aos municípios para que os gestores possam produzir e apresentar projetos adequados às exigências técnicas do Governo Federal e Estadual. No programa, os gestores e técnicos também recebem orientações para a célere e eficaz prestação de contas dos convênios executados. Gestores públicos municipais maranhenses ou administração pública estadual,  podem participar das oportunidades de formação, acessando: http://portal.promunicipios.ma.gov.br. Após o cadastro é possível ter acesso gratuito a  qualquer curso/oficina/palestra gravada, ofertados pela plataforma. Todos os cursos oferecem certificado.