‘A participação dos maranhenses é concreta e interfere na execução das ações do Governo’, diz secretário da Secap em lançamento do Orçamento Participativo 2021

    Com o objetivo de garantir a participação popular no planejamento das ações que serão contempladas no orçamento estadual de 2022, foi lançado, nesta quarta-feira (21), o Orçamento Participativo (OP). O evento foi realizado de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo no canal da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), no Youtube, e foi aberto a todos os maranhenses. 

    Representando o secretário da Secap Rubens Jr, o secretário adjunto Honorato Fernandes falou da votação pública e das expectativas para este ano. “Isso não é uma participação simbólica, é uma participação concreta, real e que já interferiu muito na vida dos maranhenses através dessa visão e desse olhar que é o olhar de quem vive a dificuldade do estado. A participação da população é concreta e faz parte das execuções das ações que o governo realiza. São estradas, pontes, escolas dignas e outras ações que têm sido a marca do Governador Flávio Dino. Parabenizo todas as secretarias envolvidas nesta organização na expectativa de que ao fim deste processo, tenhamos ainda mais obras e ações entregues pelo Governo do Estado”, disse. 

    Além de Honorato Fernandes, o evento contou com a participação dos secretários de estado envolvidos na ação, Francisco Gonçalves (Sedihpop); Roberto Matos (adjunto da Seplan); e da representante da sociedade civil e presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do Estado do Maranhão, Angela Silva.

    “É importante registrarmos as melhorias trazidas nos últimos 7 anos na gestão Flávio Dino com esta participação popular. Mesmo nesse período de pandemia a participação não foi prejudicada”, lembrou Roberto Matos, adjunto da Seplan.

    O Secretário da Sedihpop, Francisco Gonçalves também lembrou dessa nova etapa da participação da população por meio do WhatsApp.  “O Governo do Estado tem construído ferramentas que facilitam a participação da sociedade como agora nesta versão do OP pelo whatsapp com auxílio de uma assistente virtual, tudo isso garantindo a participação da sociedade maranhense”, disse.

    “Friso a importância da sociedade entrar na plataforma e votar. Este é um momento democrático e importante para o desenvolvimento do estado”, convidou Ângela Silva

    VOTAÇÃO VIA WHATSAPP

    Assim como o de 2021, este ano a votação pública será realizada de forma totalmente online, mas com uma novidade: além do acesso à consulta pública via Plataforma Digital de Participação Popular – PARTICIPA MA (participa.ma.gov.br), a população poderá votar via WhatsApp, por meio de atendimento automático/assistente virtual, pelo número 98/991006166.