Em encontro Regional, Superintendentes da SECAP alinham ações

    Trinta e Dois Superintendentes Regionais  da Secretaria de Estado de Articulação Política (SECAP), se reuniram nesta quinta-feira (1º) para alinhamento e fortalecimento das ações da Secretaria. 

    Na agenda de trabalho, os gestores e técnicos discutiram  estratégias para ampliar o suporte à realização das políticas públicas do Governo do Maranhão nos 217 municípios, com o objetivo de  fortalecer a relação com lideranças políticas e gestores públicos e fortalecer a missão institucional dos superintendentes junto aos gestores regionais do Governo do Maranhão. 

    O Secretário de Articulação Política, Rubens Jr, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das ações do Governo do Maranhão. 

    “Esse encontro é uma forma de fortalecermos o sentimento de pertencimento da nossa equipe, além de dar uma ideia do que podemos fazer para difundir as inúmeras ações do Governo do Maranhão em todos os municípios. Vocês têm sido fundamentais para a execução de muitas ações importantes, como a distribuição das vacinas, dos benefícios de vale-gás, cestas básicas e tantas outras, por isso quero agradecer o empenho de todos e pedir que continuemos sempre alinhados em favor do povo do Maranhão, ” disse

    Presente no evento, o Vice-Governador Carlos Brandão parabenizou a iniciativa e se comprometeu com o fortalecimento da Secap

    “É muito importante o apoio dos senhores e senhoras na execução e divulgação das ações do governo nas suas regionais, precisamos valorizar o grande trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. O povo do Maranhão não aceita retroceder em nenhum dos avanços que tivemos, contamos com seu apoio.”

    Vice-governador, Carlos Brandão

    O Encontro marca também a consolidação das ações da Secap no apoio à política de enfrentamento à pandemia e suas consequências sociais e econômicas. 

    Para Sanny Mara Evangelista de Sousa, Superintendente de Articulação da Região de São João dos Patos, o papel do Secretário Rubens Jr tem sido fundamental   neste novo momento da Secap. 

    “A Secap passa por um momento muito importante, o secretário Rubens Jr inova ao visitar as regionais da secretaria e estreitar o diálogo conosco. É importante essa aproximação do governo com nós, que estamos lá na ponta, e sabemos das necessidades de cada município. O evento de hoje é mais uma prova da capacidade de gestão do secretário Rubens Jr e toda sua equipe, por isso gostaria de parabenizar toda a família Secap.” 

    As Superintendências: 

    As Superintendências Regionais foram criadas no início da gestão Flávio Dino e são vinculadas à Secap). São 32 regionais que têm como finalidade estreitar os laços entre Governo e sociedade, fortalecendo o atendimento às demandas prioritárias. O critério de regionalidade para formação destes órgãos considerou a união de municípios com características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes, e foram implantadas com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos.

    Os municípios que sediam as Superintendências: Cidelândia, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Bento, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.

    A Nova Secap

    Desmembrada da pasta da comunicação em janeiro de 2021, a Secretaria de Estado de Articulação Política (SECAP), tem como atribuições manter articulação político institucional com as Prefeituras e Câmaras Municipais, desenvolver estudos e análises da conjuntura da política nacional e estadual e os interesses dos programas e projetos da administração estadual.