Secap apresenta nova Plataforma do Promunicípios em Seminário com Superintendentes e Técnicos das Secretarias e Órgãos de Governo

    Aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), o II Seminário do Programa Promunicípios, importante Programa da Secap, com o secretário de Articulação Política do Maranhão (SECAP), Rubens Jr,  juntamente com superintendentes das regionais do Maranhão, Secretários Adjuntos e coordenação do Programa, via Plataforma online.

    O evento que ocorreu de forma remota devido ao cenário pandêmico contou com a participação de 100 pessoas entre técnicos do governo e superintendentes da Secap, teve como objetivo apresentar os avanços do Programa, o lançamento do site oficial e as expectativas e responsabilidades que ele tem diante da gestão estadual. “O Promunicípios tem uma responsabilidade grande na prestação de contas da Gestão do Governo Estadual, pois é responsável por alimentar o Sistema de Informações e Banco de Dados dos programas e ações do governo como um todo”, disse Rubens Jr.

    A Plataforma organiza os dados das ações estratégicas do Governo do Estado com um Sistema de Informações executadas ou em execução nos municípios e em todas as secretarias do Governo, constituindo importante ferramenta gerencial compartilhada com os órgãos estaduais para o monitoramento e subsídio da tomada de decisões. O site que será ainda mais aprimorado, já pode ser acessado pelo endereço: http://portal.promunicipios.ma.gov.br/

    Além disso, a Secap firmou parcerias com órgãos importantes para garantir qualificação para gestores e equipes técnicas dos 217 municípios maranhenses. Os cursos fazem parte do Plano de Capacitação elaborado pela Secap em articulação com a Escola de Governo (Egma), Federação dos Municípios (FAMEM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Justiça (TJ). Outras parcerias serão firmadas em breve. 

    “Já temos parcerias frutíferas com instituições importantes nesta parte das qualificações técnicas. Além disso, estamos dialogando com todas as secretarias para que o novo portal do Programa seja alimentado e ofereça um amplo conjunto de dados técnicos fundamentais para melhorar a gestão pública”, disse o coordenador do Programa, José Antonio.

    “Queria parabenizar a Secap pela iniciativa, é muito bom termos em mãos uma ferramenta que nos ajuda no acesso de informações das ações do Governo, assim como com capacitações técnicas, para a partir disso, trabalharmos de forma mais estratégica e eficiente nos municípios”, agradeceu o Superintendente da Secap em Chapadinha Marcelo Aguiar

    Mais informações do Programa

    O Programa de Assistência Técnica aos Municípios (PROMUNICIPIOS) constitui uma ferramenta de gestão capaz de contribuir para melhorar a captação de recursos federais e estaduais; assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos investimentos governamentais, bem como, melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão nas municipalidades, democratizando o acesso aos serviços públicos. O PROMUNICIPIO está organizado em três eixos:

    • Assessoramento, Monitoramento e Suporte Técnico aos Municípios;
    • Ensino e formação de gestores, servidores e técnicos das prefeituras;
    • Sistema de Informações e Banco de Dados sobre os programas e ações do governo do Estado.