Governo realiza primeira reunião de mobilização da Agritec de Bacabal

    Por determinação do governador Flávio Dino, as Agritec’s este ano, estão sendo realizadas em quatro municípios, representando territórios, são eles: São Bento, realizada em agosto deste ano , Açailândia, Caxias e Bacabal. A Feira de Açailândia será em outubro e a de Caxias em novembro. Para encerrar o ano, Bacabal fechará a Agritec 2015 em dezembro.

    No último sábado (19), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o chefe Geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, participaram da primeira reunião de mobilização da Agritec de Bacabal.

    O encontro foi realizado na Secretaria de Educação de Bacabal e contou com a presença dos secretários Adjuntos da SAF, Júlio César Mendonça e Francisco Sales; do diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Agerp), Pedro Pascoal; de representantes do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal (STTR), da Regional da Agerp e da Aged de Bacabal; das secretarias municipais de Meio Ambiente; Emprego e Renda; e Agricultura.

    Durante a reunião o secretário Adelmo destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Bacabal terá com a sua primeira feira. “Bacabal é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento”, disse.

    Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir levar ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município.

    “Vamos realizar uma grande Feira aqui em Bacabal em prol do desenvolvimento do município e de toda região do Vale do Mearim; a prefeitura Municipal é uma grande parceira para realizarmos uma das melhores Agritec’s de 2015”, ressaltou Soares.

    Para o secretário de Agricultura de Bacabal, Inaldo da Silva, a Agritec vai dar oportunidade aos agricultores da região do Mearim de ter acesso às tecnologias para melhorar a produção: “A agricultura de Bacabal ainda é subsistência e a Agritec vai incentivar que o agricultor melhore sua produção tanto para autoconsumo quanto para a comercialização. Estamos com grandes expectativas para a Feira que vai contribuir para o fortalecimento do nosso município e da região ”.

    A equipe de mobilização da Agritec visitou o local da realização da Feira, que será no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram), no Centro de Bacabal.

    A Agritec de Bacabal será de 10 a 12 de dezembro e contará com simpósios da agricultura familiar maranhense, workshops, palestras, minicursos e exposição de produtos e de animais, além de programação cultural.