Atleta maranhense é convocado para Seleção de Judô dos Jogos Escolares

    Luís Rios ao lado do secretário Márcio Jardim e da adjunta Joslea Rodrigues. Foto: Divulgação

    Luís Rios ao lado do secretário Márcio Jardim e da adjunta Joslea Rodrigues. Foto: Divulgação

    O atleta maranhense de judô, Luís Rios, foi convocado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para compor a Seleção de Judô dos Jogos Escolares e participar de um período de treinamento em Pindamonhangaba (SP), com treinadores da Seleção Brasileira, incluindo a japonesa Yuko Fujii. A lista de convocados foi anunciada durante os Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza, evento em que Luís conquistou medalha de bronze para o Maranhão.

    Luis Rios, de 13 anos, faz parte da categoria 44 quilos é o único maranhense convocado para compor a Seleção de Judô dos Jogos Escolares. “Estou muito feliz pela medalha e mais ainda por essa convocação. Sinto que alcancei meu objetivo”, disse o atleta.

    Antes de ir para o treinamento, Luís se prepara para o Campeonato Sul-americano, em dezembro, no Uruguai. Mas já tem boas expectativas para o treinamento com a seleção escolar. “Sei que convivendo com atletas de todo o Brasil vou aprender outras coisas. Será uma experiência muito boa”, destaca.

    Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, essa convocação fortalece a representação do estado no esporte nacional. “É muito bom ver o Maranhão crescendo no esporte e revelando jovens atletas, é para isso que o governo Flávio Dino tem trabalhado. Essa convocação é orgulho para nosso estado e incentivo para os nossos demais atletas”, ressaltou Márcio Jardim.

    Ao todo, 64 judocas e 16 técnicos participantes dos Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa de 12 a 14 anos, foram selecionados para o treinamento, que será realizado no interior de São Paulo em janeiro de 2016, com período a ser definido. O COB será responsável pelo transporte, acomodação e alimentação de todos os participantes.

    A técnica japonesa Yuko Fujii foi contratada pelo COB, em 2013, e cedida à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), parceira da atividade com os estudantes-atletas.

    Foram convocados para compor a seleção de judô o campeão e vice de cada uma das oito categorias disputadas durante o evento na capital cearense (masculino e feminino). Além deles, outros 32 judocas observados por técnicos da CBJ também integram o time. Dezesseis treinadores completam a lista.