Projeto ‘Juventude em Cena’ terá foco na prevenção de vulnerabilidades juvenis

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), faz o lançamento, na terça-feira (15), da segunda edição do projeto ‘Juventude em Cena’, às 9h, na Biblioteca Benedito Leite, localizada na Praça Deodoro – Centro, em São Luís.

Na primeira edição do projeto, que aconteceu em março em escolas da região do Polo Coroadinho, jovens e adolescentes aprenderam a produzir seu fazer cultural e artístico e adquiriram uma compreensão transformadora da realidade de suas comunidades.

A ação integra o conjunto de políticas públicas promovidas para e com os jovens maranhenses e reafirma o compromisso do governador Flávio Dino com a juventude, que se consolida por meio de espaços de promoção de cidadania no intuito de fortalecer o protagonismo juvenil no estado.

A segunda edição do projeto será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão. Terá como temática norteadora, a prevenção e combate às vulnerabilidades juvenis, com foco especial na questão das drogas, das doenças sexualmente transmissíveis e dos acidentes de trânsito.

Duas campanhas serão colocadas em prática nesta segunda fase. A primeira é “Quem escolhe o seu caminho? É você ou as drogas?”, colocada em prática pelo Ministério Público; a segunda é “Juventude prevenida”, organizada pela Seejuv.

As atividades serão realizadas até 27 deste mês nas unidades de ensino U.I Barbosa de Godóis (Monte Castelo), C.E.M Fernando Perdigão (Monte Castelo) e C.E Estado do Pará (Liberdade). Serão realizadas oficinas de produção de vídeos, fotografia e teatro; e palestras educativas sobre DSTs/AIDS, Hepatites Virais e gravidez na adolescência.

O projeto promoverá prestação de serviços de emissão de documentos, em parceria com o Viva Cidadão; e visitas a espaços culturais públicos e torneios esportivos.

O encerramento será com a apresentação das produções artísticas desenvolvidas durante as oficinas, no Teatro Padre Aroldo e na Praça Mário Andreaza, no bairro da Liberdade. O projeto terá mais duas edições, em 2015, em outubro e novembro, com as mesmas atividades.

A solenidade de lançamento terá a presença dos secretários de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; de Cultura, Felipe Camarão; e da procuradora geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha.