Planetário da Secti chama a atenção população de São Bento

    Planetário-da-Secti-atrai-população-de-São-BentoDurante os três dias da 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), centenas de pessoas puderam ir ao Planetário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante 30 minutos o público, composto principalmente por estudantes, pôde conhecer um pouco mais sobe a Astronomia.

    A Feira, que aconteceu de 27 a 29 de agosto, movimentou a população do Território Campos e Lagos. Quem foi ao planetário acompanhou uma apresentação em que são narradas as especificidades do Sistema Solar e dos planetas que o compõe, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e, claro, a Terra.

    Com uma proposta inovadora, o planetário itinerante já circulou por vários municípios do Estado. A ideia é levantar uma temática que, apesar de atrair a curiosidade de muitas crianças e adolescentes, por diversas vezes, é deixado de lado ou pouco abordado em sala de aula. Mas, a plateia não se restringe, e acaba sendo composta por gente de todas as idades.

    “Ao ocupar espaços como o da Agritec, que aconteceu em um ambiente acadêmico que é o da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a expectativa é que o planetário desperte nos jovens o interesse pela pesquisa”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

    Outra característica importante é a gratuidade do serviço, que permite com que estudantes de escolas públicas tenham a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. Além disso, quem tem interesse em agendar uma visita do planetário na escola ou município, basta encaminhar uma solicitação por e-mail, pelo site da secretaria.