Governo do Maranhão promove ações esportivas destinadas aos detentos

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]
Detentos participam de capoeira durante evento da 16° Semana do Encarcerado. Foto: Divulgaçãao

Detentos participam de capoeira durante evento da 16° Semana do Encarcerado. Foto: Divulgaçãao

Mais de 100 detentos das unidades prisionais de São Luís participam, desde terça-feira, 18, do 1° Torneio de Futsal entre apenados do sistema penitenciário do Maranhão. A ação esportiva, que se encerra na quinta-feira, 20, nos presídios da capital, faz parte das atividades da 16° Semana do Encarcerado. O evento ocorrerá ainda nos estabelecimentos penais do interior do estado, entre os dias 24 e 28.

Os jogos ocorreram na quadra poliesportiva das unidades. Num total de 20 times inscritos, o torneio, além de fomentar a reintegração social do apenado, contribui para a quebra de rotina nos estabelecimentos carcerários. “O momento é de descontração e muita alegria. Todos estão muito envolvidos com a ação esportiva e isso é bom porque sai da rotina deles”, destacou o diretor da CCPJ do Anil, Afrânio Feitosa.

O evento foi marcado por muita empolgação e uma saudável competição dos participantes. A cada gol, os internos realizavam comemorações muito conhecidas, como o famoso coração feito pelos jogadores profissionais. “O coração representa amor. E como o torneio é de paz, eu acredito que não existe paz sem amor”, declarou o detento Fábio Santos, de 27 anos.

Já outros eram bem mais discretos na comemoração, dando abraços nos parceiros da equipe. Segundo a educadora física, Camila Barros, o esporte desperta nos detentos o companheirismo e amizade. “O esporte é uma estratégia que encontramos para que haja interatividade entre eles, sem falar que o esporte está agregado ao companheirismo e amizade”, disse Barros.

Premiação 

Para dar mais ânimo aos internos, os quatro primeiros colocados da competição recebem uma premiação. Ao time campeão, será entregue um troféu, medalha dourada, um Jogo de Dama e uma bola original de futsal. Já o segundo colocado ganhará a bola de futsal, medalha prateada e a Dama. O time que ficar em terceiro será premiado com uma medalha de bronze e o Jogo de Damas e, por fim, o quarto ganhará somente um jogo de Dama.

Capoeira 

A arte da Capoeira de Angola foi apresentada aos apenados do sistema carcerário maranhense. Por meio de palestra ministrada pelo mestre Assuero Costa Silva, os internos aprenderam um pouco sobre a história da capoeira e a arte como cultura nacional.

Após o fim da palestra, houve ainda uma exibição prática da Capoeira de Angola. Com participação dos internos, o mestre promoveu um momento de roda de capoeira. Na ocasião, as canções típicas do esporte foram entoadas pelos detentos e os instrumentos, como o berimbau, tocados pelos alunos do mestre Assuero.