Arquivo Público do Maranhão disponibiliza mais de 700 documentos online

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]
O Arquivo Público preserva documentos e obras históricas

O Arquivo Público preserva documentos e obras históricas

A partir de hoje (19), mais de 700 documentos integrantes do acervo do Arquivo Público do Maranhão estão disponíveis p

ara qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pelo endereço eletrônico www.apem.cultura.ma.gov.br/siapem. O Acervo Digital é formado por documentos e obras que compõem a história do Maranhão.

“A partir da disponibilização eletrônica destes documentos históricos, temos o objetivo de facilitar o modo de pesquisa, abrangendo o maior número de interessados possíveis, sendo eles pesquisadores ou simplesmente curiosos. Vamos continuar com este trabalho até digitalizarmos todo o Arquivo Público do Maranhão”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão.

A ideia do Acervo Digital surgiu através de um projeto apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), que possui por nome “Construção, Digitalização e Informação de Acervos custodiados pelo Arquivo Público do Estado do Maranhão”.

Neste primeiro momento, foram digitalizados mais de 700 documentos, como livros, editais e correspondências e 327 mil imagens. Equipamentos de altíssimas qualidades foram utilizados durante todo o processo de digitalização, principalmente para dar clareza no momento da leitura, pois a maioria dos documentos é manuscrita e antiga.

Os poucos manuscritos deteriorados passaram por um processo de restauração e de higienização antes de serem escaneados e postados no site do acervo. O site conta com uma barra de pesquisa que visa facilitar a busca dos assuntos de interesse do leitor.

Para a chefe do Arquivo Público, Maria Helena Espínola, o acervo online facilita o processo da pesquisa, e também se torna acessível a qualquer pessoa. “O Arquivo Público é uma fonte, pois além de contribuir na conservação de documentação, será responsável por facilitar a vida dos pesquisadores, que terão acesso ao que desejarem em apenas um link”, relata a chefe do Arquivo Público.

Hoje, os arquivos estão disponíveis em Formato Portátil de Documento (PDF), que podem ser acessados de forma direta, por meio de links para cada conjunto de livros digitais ou simplesmente por meio do uso da ferramenta de busca.

O site será alimentado de forma diária até que todos os arquivos e registros estejam digitalizados. Este processo contribui para preservação e disponibilização de maneira digital os raros registros de difícil manuseio através da internet com o gerenciador de conteúdo de documentos originais (manuscritos).