Governo lança Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa nesta segunda (10)

    cartaz olimpiada ma lingua portuguesa A3 sem prodCom o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza, a partir desta segunda-feira (10), a primeira Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, com objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública maranhense.
    A olimpíada do conhecimento abrange ações de formação para professores do Ensino fundamental, anos finais, e Ensino Médio, voltadas para a produção de textos pelos alunos, sob a orientação dos professores participantes.

    Em sua primeira edição, a Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, idealizada pelo governo Flávio Dino, envolverá as escolas públicas da rede estadual das 19 Unidades Regionais (UREs), com a intenção de valorizar a interação das crianças e jovens com os fatos sócio-culturais e políticos do estado. Desse modo, para escrever os textos o aluno deve resgatar a história, as vivências, os aspectos culturais e folclóricos, os fatos sociais e políticos, além de aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento da sua cidadania.

    Nesta segunda (10) e terça-feira (11), acontece a Formação Continuada para os professores, para a orientação pedagógica sobre as práticas de ensino da linguagem, sobretudo, no que diz respeito à produção de texto nos diversos gêneros que fazem parte do concurso, como Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Os conteúdos trabalhados na formação irão dar suporte ao trabalho docente com os alunos, aprimorando o exercício da leitura e da produção de texto.

    Serão quatro categorias literárias: Poema – para estudantes 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias (8º ao 9º anos do Ensino Fundamental); Crônicas (1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

    Os professores serão responsáveis pela realização de oficinas nas escolas, no período de 24/08 a 18/09. Em seguida, acontece a seleção dos textos (21 a 25/09). Os textos devem ser encaminhados à comissão julgadora regional (28,29 e 30/09). Na etapa regional acontece a seleção dos textos (01 a 09/10) sendo dois para cada uma das categorias.

    A seleção estadual acontecerá de 19 a 23 de outubro e vai escolher um texto para cada uma das categorias e o resultado será divulgado dia 20 de novembro. Os professores vencedores ganharão notebooks, os estudantes tabletes e as escolas computador desktop.