Prazo para pré-seleção do PJB encerra nesta sexta-feira (10)

Encerra, nesta sexta-feira (10), o prazo para envio da lista dos jovens pré-selecionados, em cada estado, para o Parlamento Jovem Brasileiro 2015 (PJB 2015). O documento deve conter nome completo do estudante, cidade de residência, unidade da federação e nome da escola. Após a publicação do resultado da pré-seleção pela Câmara dos Deputados, na segunda-feira (13), os coordenadores estaduais serão responsáveis por convocar os estudantes pré-selecionados de seu estado para fazer sua inscrição eletrônica no sistema de seleção final.

No Maranhão, foram 12 projetos de lei classificados para o PJB, de escolas das cidades de Imperatriz, Paraibano, São João dos Patos, Bacabal, Itapecuru-Mirim, Trizidela do Vale, Vitorino Freire, São Luís e Poção de Pedra.

Dentre os projetos do Maranhão, o da estudante do Centro de Ensino Nova Vitória, de Imperatriz, Beatriz Cabral Farias, que determina a obrigatoriedade das concessionárias de veículos automotores plantarem árvores para atenuar o efeito estufa e o impacto ambiental no território brasileiro.

O de Bruno de Sousa Noleto, do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, no município de Paraibano, dispõe que o político tenha um nível de escolaridade determinado e o de Giorgia de Andrade Brito, do Centro de Ensino Presidente José Sarney, de Bacabal, determina a construção de berçário em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.

PJB
    O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.