Governo realiza Encontro Anual dos Coordenadores de Saúde Bucal

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

1-Foto-de-Francisco-Campos-3-1024x679Saúde Bucal no Brasil e no Maranhão, o papel da Odontologia na prevenção de doenças em gestantes e lactantes, os Programas de Saúde da Família (PSF), Saúde na Escola (PSE), e Brasil Sorridente como instrumentos de melhoria nos indicadores de saúde, foram alguns dos temas abordados no Encontro Anual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, iniciado nesta quinta-feira (25), no auditório do Hotel Praia Mar. O encontro é realizado pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com o slogan: ‘Relatar experiências e capacitar ações na busca de um modelo resolutivo’, o encontro acontece em dois dias e reúne propostas para resolver questões que apontam para a desigualdade relacionada ao acesso a serviços odontológicos, e a gravidade e precocidade da perda dentária no estado.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, participou do encontro e ressaltou o compromisso do governo com uma gestão em busca de resultados. “O que vai mudar a realidade da saúde no Maranhão é a qualidade da atenção primária, quando reforçaremos, também, o trabalho dos odontólogos nessa área, pois a saúde bucal passa por todas as condições clínicas. Desde o início, o governo está interessado na qualificação desses profissionais para começar a reverter anos de desassistência e déficit de investimentos na saúde bucal dos maranhenses. Temos que mudar esse cenário crescente de pessoas que perdem a maioria de seus dentes precocemente”, afirmou o secretário.

Uma Política Nacional de Saúde Bucal é o Brasil Sorridente, lançado para garantir a ampliação do acesso e qualificação da atenção dentro dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das estratégias desta política é o incentivo ao funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), criados em todas as regiões, de acordo com os planos municipais e regionais de saúde de cada estado.