Governo discute Programa Escola Digna com gestores municipais

    Foto 1 Matheus Marques e Lauro Vasconcelos - Governo discute Programa Escola Digna com gestores municipaisAs ações do Programa Escola Digna, instituído pelo governador Flávio Dino, foram discutidas por secretários municipais de educação, gestores, professores e técnicos durante o XV Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizado, na quinta (23) e sexta-feira (24), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.

    A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou que, além de erradicar do estado as escolas de taipa e palha, o Escola Digna vai garantir a todos os maranhenses uma educação pública de qualidade, com apoio e assessoria técnica às redes municipais na elaboração de seus planos de educação, além da formação continuada dos profissionais da educação.

    O programa está sendo aplicado pela Seduc, em regime de parceria com as prefeituras. “Governo e municípios estão trabalhando juntos, empenhados em efetivar o pacto pela escola pública de qualidade, para que as políticas públicas educacionais possam ser acessíveis a todos e assim se consolidem, com qualidade, em todo território maranhense”, enfatizou a secretária Áurea Prazeres.

    O presidente da Undime e secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, ressaltou a importância do debate para assegurar políticas que contribuam na construção de uma educação de qualidade. “A temática escolhida para o Fórum é de extrema relevância porque nos possibilitou o debate para assegurar políticas que contribuam na construção de uma Pátria Educadora. Também é por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios que fortalecemos os municípios na construção de seus planos municipais de educação”, disse.

    Presente no evento, a secretária municipal de Educação de Caxias, Maria Lúcia Aguiar Teixeira, destacou a importância do apoio aos municípios. “Comungar das mesmas ideias, Estado e município, no âmbito da educação, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, vai nos possibilitar a construção de uma política estadual de educação que contemple a necessidade de toda a comunidade escolar e de toda sociedade maranhense”, declarou.

    Rede de formadores
    Foto 2 Matheus Marques e Lauro Vasconcelos - Governo discute Programa Escola Digna com gestores municipaisNa ocasião, a coordenadora da Rede de Formadores, Socorro Leal, detalhou as ações de um dos eixos estruturantes do programa Escola Digna, que é a formação continuada dos profissionais da educação. Ela destacou que a meta da Rede de Formadores é reforçar o ideal da escola digna e mostrou, também, a importância da parceria com os municípios para sucesso do programa. “A parceria com os municípios e as ações das Unidades Regionais de Ensino (UREs) garantem as articulações para a formação continuada”, pontuou.

    As ações de formação continuada serão descentralizadas, respeitando a autonomia e especificidades de cada regional. É uma ação estruturante da educação, que além de possibilitar a elevação dos indicadores educacionais melhora a aprendizagem. A coordenadora Socorro Leal informou aos presentes que a Rede de Formadores é composta por representantes das 19 UREs e demais técnicos das etapas e modalidades de ensino. Ela esclareceu que o apoio pedagógico é a primeira ação estruturante que já está ocorrendo nas UREs, atendendo 100% dos estudantes do 5º e 9º do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.