Sedihc realiza reunião para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

    A Secretaria de Estado de Diretos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas, realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do ano de 2014.A reunião teve como objetivo traçar estratégias de interiorização da política de enfrentamento ao trabalho escravo no âmbito de cada órgão que faz parte da Comissão.

    A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas, Rafaela Brissac, destacou a importância do Comitê. “Durante os trabalhos, desempenhamos importante papel, pois conta com a ajuda de diversos órgãos no sentido de sensibilizar um número cada vez maior de pessoas sobre a grave violação dos direitos humanos que é o trafico de seres humanos”, afirmou.

    Durante a reunião, foram debatidos temas, como o compromisso firmado entre a Sedihc e a Igreja Católica, no sentido de desenvolver um trabalho em conjunto para divulgação e aplicação do tema da Campanha da Fraternidade 2014 – Combate ao Tráfico Humano; a realização de encontros regionais nos municípios de Nina Rodrigues, Viana, Cururupu e Dom Pedro; capacitação de integrantes de órgãos públicos para apresentação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; além da parceria recém-firmada com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

    A reunião foi presidida pelo superintendente de Articulação e Avaliação das Políticas Públicas de Direitos Humanos, Pedro Gabriel de Souza; e pela coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais, Rafaela Brissac. Teve a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, Secretarias de Estado de Igualdade Racial do Maranhão (Seir), Segurança Publica (SSP), Planejamento e Orçamento (Seplan), Esporte (Sedel), Educação (Seduc), Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Saúde (SES), Mulher (Semu), além Ministério Público do Maranhão e Defensoria Pública do Estadual.