Governo reitera envio do Estatuto do Educador à AL

O envio do Estatuto do Educador para votação e aprovação na Assembleia Legislativa é determinação e compromisso da governadora Roseana Sarney. A informação foi reiterada pela Secretária de Estado da Educação, Olga Simão, durante reunião com gestores das escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, no auditório do Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense, nesta sexta-feira (4).

A reunião foi agendada pelos próprios gestores, com o objetivo de conhecer a proposta do Governo do Estado sobre o processo de negociação com o sindicato dos professores (Sinproesemma), que foi interrompido pelo indicativo de greve da categoria.

Acrescentando que a Seduc está aberta à retomada do diálogo, a secretária Olga Simão, ressaltou que a reunião foi positiva. “Fiquei feliz em ver que a iniciativa do encontro partiu dos próprios gestores interessados em conhecer o andamento das negociações do governo com o sindicato. Informamos todos os fatos, conversamos abertamente, ouvimos as perguntas, os questionamentos e respondemos a todos, de forma democrática e transparente”, afirmou.

A secretária disse ainda que a iniciativa dos gestores demonstra o grau e comprometimento e esforço de todos para que o ano letivo transcorra normalmente  nas escolas estaduais. “Nós precisamos da parceira de todos os educadores, pais e comunidade para garantirmos o cumprimento do calendário letivo, com a oferta de um ensino de qualidade”, enfatizou.

Gestores escolares

A gestora Maria Isaura Soares Martins, da Unidade Integrada Santa Teresa, no bairro Cidade Operária, avaliou que a secretária falou a todos com bastante clareza e também esclareceu as dúvidas sobre as negociações com o sindicato.  “Pela primeira vez em mais de oito anos, as aulas foram planejadas para começar e terminar no mesmo ano letivo. Com essa paralisação os maiores prejudicados são os alunos”, enfatizou Maria Isaura Soares.

O gestor geral do Colégio Militar Dois de Julho, Flávio Mendes Ferreira, destacou a importância do encontro para os gestores escolares. “Esta é a primeira vez que um secretário reúne gestores para esclarecer os pontos de discussão com o sindicato dos professores”, assinalou.

Sônia Maciel, gestora da URE São Luís, disse que as informações foram importantes para que os gestores esclareçam a comunidade escolar. “Nessa oportunidade, pudemos esclarecer a todos que a proposta do governo é continuar negociando com o sindicato. Os professores, gestores e a comunidade escolar podem ter certeza que é meta da governadora Roseana Sarney, implantar este ano o Estatuto do Educador, que visa construir uma educação de qualidade para o Maranhão”, destacou.
    <a href="https://www3.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14769" title="Governo reitera envio do Estatuto do Educador à AL”>Governo reitera envio do Estatuto do Educador à AL