Parceria entre Governo do Estado e prefeitura garante Carnaval de Imperatriz

Em Imperatriz haverá mais de dez horas de folia a cada dia de Carnaval em dois circuitos oficiais da alegria: Viva Beira-Rio e Praça da Cultura.
    Assim, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), em conjunto com a prefeitura promovem uma das maiores festas de Carnaval já realizadas na cidade, de sábado (5) a terça-feira (8).
    O “Carnaval da Tradição. É você quem brilha e faz brilhar” promete animar os foliões imperatrizenses. Também está incrementando o comércio e o setor hoteleiro, com o aumento de visitantes de outras cidades do Maranhão, e de diversos estados, principalmente de Tocantins e Pará.
    A parceria para realização da festa popular foi reafirmada em encontro entre a governadora Roseana Sarney e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), repetindo o trabalho em conjunto realizado ano passado.
    “A governadora Roseana, mais uma vez se mostra sensível com as causas de Imperatriz e assim como ela tem nos ajudado em vários setores da administração ao longo do meu governo, o incentivo a cultura não seria diferente, o que garante a realização do carnaval”, destacou o prefeito Madeira.
    O lançamento oficial da temporada de Momo reuniu a imprensa, representantes das brincadeiras carnavalescas, artistas populares, empresários, secretários municipais, vereadores e assessores do governo estadual em Imperatriz.
    “Sem o apoio decisivo do Governo do Maranhão na liberação dos recursos, dificilmente a prefeitura teria condições de promover o carnaval”, afirmou Sebastião Madeira no lançamento.
    Programação
    Uma extensa programação foi elaborada com o objetivo de proporcionar aos imperatrizenses um carnaval vibrante, seguro e popular. As apresentações incluem atrações locais, bandas nacionais e uma Jardineira com uma equipe de músicos de metais para animar o circuito de rua. Outra atração, já confirmada, é um concurso de marchinhas carnavalescas na Praça da Cultura, promovido pela Fundação Cultural.
    A programação começa às 16h, com a concentração na Praça Mané Garrincha. De lá, a Jardineira do Governo do Maranhão, puxa o cortejo de blocos e brincantes por ruas do centro antigo até a Praça da Cultura, onde haverá uma atração no palco e o concurso de marchinhas carnavalescas promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
    No circuito do Viva Beira-Rio, a estrutura conta com dois trios elétricos a cada noite  – sendo um com um atração regional e o segundo animado por uma banda nacional – encerrando a programação diária.
    Segurança
    Durante o lançamento do Carnaval em Imperatriz, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, apresentaram a imprensa e aos convidados, o esquema de segurança a ser desenvolvido nesta temporada.
    O trabalho contará com 130 policiais que atuarão todos os dias da folia na segurança da cidade, sendo 90 deles no circuito Viva Beira-Rio e mais um efetivo de 30 policiais no cortejo puxado pela Jardineira e na Praça da Cultura.
    A Cavalaria também estará presente durante com dez conjuntos. “Nossa preocupação é garantir o máximo de tranquilidade possível, aos brincantes, por isso, nossa atuação será efetiva e planejada. Vamos instalar ‘barreiras’ em todas as descidas para Beira-Rio, a fim de coibir armas de fogo e garrafas”, informou o tenente-coronel Zanoni Porto, comandante do 3°BPM.
    Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará uma Unidade de Resgate e outra de Combate a Incêndio.