Prévias carnavalescas prometem agitar São Luís neste fim de semana

    Com a aproximação do Carnaval oficial, que começa dia 4 de março e vai até o dia 8, os foliões ficam ainda mais empolgados e ávidos por folia. A Secma decidiu antecipar a programação da prévia do Carnaval da Tradição: é você quem brilha e faz brilhar, patrocinado pelo Governo do Maranhão. Nesta semana, a festa começa na quinta-feira (24), se estendendo até o domingo (27).
    Foto_1_-_Prvias_carnavalescasAlém da inclusão de mais um dia na programação das prévias, a Secma ampliou o número de pontos em que acontecerão as apresentações. Dessa vez foram adicionados os Espaços Vivas do Anjo da Guarda, Liberdade e Bairro de Fátima, além dos Vivas do João Paulo e da Cidade Operária, que já fazem parte da programação desde o final de semana passado.

    A folia começa, na quinta-feira (24), com cantores maranhenses se apresentando no Canto da Cultura (esquina da Rua Portugal, Praia Grande). Os shows iniciam com Dida e Erivaldo Gomes, às 18h. Às 19h sobe ao palco o cantor Gabriel Melônio, seguido por Mano Borges, às 20h; Grupo Fuzarca, às 21h; e Banda Makina Du Tempo, às 22h. Para fechar a noite, Banda Sambauê, às 23h.

    Já na sexta-feira (25), a programação começa com o tradicional Cortejo Deodoro/Praia Grande, às 17h. De lá descem a Tribo de Índio Carajás, a Escola de Samba Turma da Mangueira, os blocos tradicionais Os Originais do Ritmo e Príncipe de Roma, o Bloco Afro Akomabu, Bicho Terra, Bloco Tradicional Os Reis da Liberdade, Bloco do Samba e Bloco Tradicional Os Feras.

    Também às 17h começam as apresentações de grupos de Tambor de Crioula na Praça da Faustina. Às 18h a festa se espalha pelo Canto da Cultura, Casa do Maranhão, Praças Nauro Machado e Deodoro e Espaços Viva do Anjo da Guarda, Liberdade e Bairro de Fátima.

    As atrações de sábado (26), começam mais cedo, às 16h, no Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião e Ponto de Fuga. Às 17h, serão iniciados os shows nos Espaços Viva do Anjo da Guarda, João Paulo (Viva Lili de Sá), Liberdade e Bairro de Fátima. No mesmo horário começa a festa no Ponto do Meio (Largo do Caroçudo, Madre Deus). No Canto da Cultura e praças da Casa do Maranhão e Nauro Machado a programação começa às 18h.

    Novidade – Nesta última semana de prévias carnavalescas, o Cortejo, que só acontecia às sextas-feiras, também será realizado no domingo (27), com a participação de 60 grupos, de todas as manifestações folclóricas maranhenses. As brincadeiras populares começam a descer da Praça Deodoro, mas, em vez de se dirigirem à Praia Grande, como vinha acontecendo, seguirão para as Cajazeiras. O Cortejo começa às 17h e se estenderá até as 23h.

    Ainda no domingo, às 16h, começam as apresentações no Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião e Ponto de Fuga. Na Praça Deodoro, a folia começa às 17h, mesmo horário em que começam as atrações nos Espaços Viva do Anjo da Guarda, Cidade Operária, Liberdade e Bairro de Fátima, bem como no Ponto do Meio (Largo do Caroçudo). No Ceprama, o show começa às 18h, com os artistas Tadeu de Obatalá e Paulinho Akomabu.