Assessores de Comunicação do Governo participam de treinamento

[rrssb buttons="whatsapp, facebook, linkedin, twitter, gplus, email"]

Nos dias 18 e 19 de setembro a Secretaria de Estado de Comunicação Social promoveu mais um Encontro de Assessores de Comunicação do Governo do Maranhão. O tema desta vez foi “Assessoria 2.0: Desafios e Oportunidades da Comunicação no Poder Público”.

A capacitação abordou o perfil e o mercado do profissional de assessoria; as ferramentas, possibilidades e desafios de trabalhar no poder público; o tratamento da informação: construção de bancos de dados, de imagens e memória; segmentação da informação e análise do perfil editorial; Preparação da fonte (media training) e redes sociais – particularidades e potencialidades.

A jornalista Luciane Bacellar, ministrante do curso, apresentou as ferramentas da internet e as possibilidades de convergência de mídias em um determinado espaço. Com uma metodologia simples e direta, utilizou canais de acesso como sites, blogs e o Portal do Governo (www.ma.gov.br) – que disponibiliza áudio, vídeo, galeria de imagens e texto, além de manter atualizadas redes sociais como Twitter; Blogger e Youtube -, como recursos didáticos.

Participaram da primeira turma da capacitação, assessores de comunicação da Defensoria Pública, da Polícia Militar, da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), Universidade Virtual do Maranhão (Univima), das Secretaria de Articulação Política, Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação, Agricultura, e Secretaria de Planejamento.

Para Cinaldo Oliveira, coordenador da edição de vídeos na Secom, a iniciativa foi muito importante. “O encontro é necessário para manter os profissionais atualizados. Todos os assessores trocam experiência, essa interação é muito boa”. Stephanie Coutinho, coordenadora do Portal do Governo, considera o encontro uma oportunidade de aprimorar o trabalho e assim, levar informação de qualidade em primeira mão para o leitor do portal. “Treinamentos como esse, nos estimulam a buscar novas ferramentas de comunicação. Saio daqui imaginando várias formas de comunicar o cidadão e permitir também que ele se comunique conosco”, contou.

Luciane Bacellar

Foi editora do Canal Futura, em São Paulo, e atualmente é editora de conteúdos online. Participou de treinamentos de executivos da área financeira e administrativa e de funcionários do governo federal para a utilização mais eficiente da mídia eletrônica. Foi instrutora do Curso de Comunicação e Meio Ambiente – organizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil em parceria com o WWF/Brasil. É co-autora do livro Jornalismo de Televisão, publicado pela Editora Contexto.